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Sustentabilidade DOM

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a UNESCO destacam a sustentabilidade como um dos pilares fundamentais da educação contemporânea, reconhecendo a importância de formar cidadãos capazes de atuar de maneira consciente e responsável em um mundo em constante transformação. A BNCC promove o desenvolvimento de competências relacionadas à sustentabilidade, integrando questões socioambientais e culturais ao currículo escolar, visando preparar os alunos para enfrentar os desafios globais, como as mudanças climáticas e a desigualdade social. Paralelamente, a UNESCO estabelece quatro pilares essenciais para a educação sustentável: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Esses pilares incentivam uma abordagem holística, que abrange o conhecimento técnico e científico, o engajamento social e a formação ética, proporcionando uma base sólida para os alunos poderem agir de forma consciente e ativa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

O Colégio Dom Aguirre está profundamente comprometido com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, entendendo sua responsabilidade na formação de cidadãos conscientes e ativos na construção de um futuro mais sustentável. Reconhecemos que a educação é uma ferramenta essencial para promover atitudes responsáveis em relação ao uso dos recursos naturais e ao cuidado com o planeta. Por isso, nossas ações educativas são direcionadas para o desenvolvimento de práticas ecológicas, estimulando tanto a comunidade escolar quanto os alunos a adotarem hábitos que contribuam para a conservação do meio ambiente, a redução de desperdícios e a promoção de um estilo de vida mais sustentável.

Algumas das ações realizadas no Colégio:

1. Campanha permanente para redução do uso de copinhos descartáveis

Uma pesquisa realizada no ambiente escolar investigou o consumo de copos plásticos pelos alunos e funcionários, revelando uma elevada quantidade de resíduos gerados diariamente. Com base nesses dados, foi iniciada uma campanha permanente com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre o impacto ambiental desse consumo e incentivar a redução de resíduos. A campanha propõe que os alunos passem a trazer suas próprias garrafinhas de água de casa, promovendo práticas mais sustentáveis e diminuindo o uso de copos plásticos descartáveis, alinhando a escola aos princípios de educação ambiental e responsabilidade coletiva.


2. Pré-iniciação Científica

Sob orientação da professora Dr. ᵃ Elisa Caroline da Silva Santos, alunos do 8º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio participam de um grupo de pesquisas que se reúne semanalmente para descobrir como a ciência é feita. Todas as propostas envolvem a temática ambiental e sustentabilidade:

a) Conscientização sobre a separação e destinação dos materiais recicláveis. Nesse estudo, os alunos criaram um formulário para analisar a compreensão que os alunos e a comunidade escolar do Colégio têm a respeito de reciclagem. Baseado nas análises que o grupo identificou, estão sendo planejadas ações para promover novos conhecimentos sobre o tema. Entre os principais indícios já identificados, os entrevistados demonstram ter conhecimento sobre os tipos de materiais recicláveis, mas desconhecem os locais onde devem descartá-los. Diante disso, o aluno Gustavo de Lima, da 1ª série do Ensino Médio, desenvolveu um QR Code que traz informações precisas de destinação de cada tipo de Material Reciclável.

b) Composteiras – Comparativo de gongolô (piolho de cobra) ou minhoca: O objetivo desta pesquisa é comparar a eficiência de dois tipos de composteiras, uma utilizando gongolôs e outra utilizando minhocas, na decomposição de resíduos orgânicos. A pesquisa visa analisar e comparar a velocidade de decomposição, a qualidade do composto produzido e as condições ambientais necessárias para o funcionamento de cada sistema. Além disso, busca-se identificar as vantagens e desvantagens de cada método, contribuindo para a otimização de técnicas de compostagem como alternativa sustentável para a gestão de resíduos orgânicos.

c) Óleo usado para produção de velas: Óleo usado para produção de velas: O objetivo desta pesquisa é explorar o uso de óleo de cozinha usado como matéria-prima na produção de velas aromáticas de citronela, avaliando sua viabilidade como alternativa sustentável e econômica. O estudo busca verificar a eficiência do óleo residual na fabricação de velas, bem como a durabilidade, qualidade da queima e capacidade de repelência de insetos proporcionada pela citronela. A pesquisa também pretende avaliar os impactos ambientais e econômicos da reutilização do óleo, oferecendo uma solução prática para a redução de resíduos e incentivando o reaproveitamento de materiais no cotidiano.

Nosso Colégio foi o vencedor do Sir Cyril Taylor Award 2024, representando o Brasil entre 45 projetos de 16 países. O projeto “Kitchen Oil Recycling” se destacou por sua abordagem inovadora, que resolve diversos problemas comunitários com uma solução simples. Como parte do prêmio, todos os integrantes da equipe receberam bolsas para o programa AFS Global You Changemaker.

Alunos envolvidos no projeto: Beatriz Migliorini, Cecília Cacace, Estevão Silva, Lívia Paez, Lívia Santos, Luísa Holtz, Paola Gebaili, Rafaela Monteiro, Ricardo Lima.

Professores orientadores: Elisa Carolina S. Santos, Raquel Lechugo Isaac e Vítor Lima.


3. Empreendedorismo

Na 3ª série do Ensino Médio, os alunos são desafiados a exercitar a criatividade e propor ações inovadoras com vistas ao desenvolvimento do espírito empreendedor. As ideias são variadas e devem seguir a proposta da professora Bárbara, responsável por essa disciplina, e atender a pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Uma das ações é uma palestra com um empresário do ramo do empreendedorismo sustentável (empresa Moinho Sustentável). Ao final do ano, as propostas são apresentadas e avaliadas por convidados externos.

No ano de 2023, o projeto vencedor foi a empresa fictícia Dália. A proposta das alunas Nina Bressani, Laura Shibata e Beatriz Viana se destacou com o apelo da sustentabilidade, visando ressignificar as roupas que seriam descartadas, utilizando os conceitos da moda para transformar uma antiga jaqueta em uma saia moderna, por exemplo.

Em 2024, a proposta vencedora, da empresa fictícia Renova Flora, visa a coleta de apostilas que seriam descartadas após o uso pelos alunos para serem recicladas e transformadas em papel semente. Os alunos responsáveis por esse trabalho foram:

– Gabrielle Fernanda Simão Maschio;
– Gustavo de Moura Amaro;
– Júlia Martins da Silva;
– Lucas Mangerino Mello;
– Maria Eduarda Oliveira do Nascimento;
– Mariane dos Santos Arruda.

Outros grupos também se destacaram: A proposta da empresa fictícia Motion Energy, que ficou em 2º lugar, consiste em geração de energia elétrica para condomínios a partir da realização de exercícios físicos nas academias desses espaços residenciais. O protótipo da proposta, que utiliza uma bicicleta ergométrica para geração da energia elétrica, foi desenvolvido pelos alunos participantes do grupo. O terceiro lugar foi da empresa fictícia Vida Ativa, voltado à inclusão de cegos a partir do esporte.